
Nem só de cinema, teatro, televisão e campanhas publicitárias é a vida de um ator. Especialmente se o ator possui muitos talentos como é o caso de Charles Paraventi, que já trabalhou com locução, animação e videoclipes.
Em A Ostra e o Vento, por exemplo, fez a voz de Saulo, o vento. O curso de inglês CCAA, tem em suas fitas de ensino gravadas entre 2002 e 2003, a voz de Charles narrando em inglês e português. O trailer de Tainá - Uma Aventura na Amazônia, na versão americana, também é narrado por Paraventi.
Entre 1996 e 2000, Charles Paraventi integrou o grupo
Trupe Etc... Eventos Artísticos. A função do grupo era
animar festas e ocasiões especiais. Tal atividade ajudou
a desenvolver a capacidade de improvisação do ator,
talento precioso para a sua carreira.
2004 é o ano do WORKSHOP para atores. Junto com Vini
Messias, Charles Paraventi desenvolveu o curso, com direito à certificado e vídeo, onde é ensinado interpretação para TV e cinema, jogos dramáticos, improvisação, gravação de cena, composição de personagens, entre outros.
Foi nessa época que o autor foi convidado para ser o mestre de cerimônias de um evento de fim de ano da Caixa Econômica em Brasília.
Charles também já se fez presente em videoclipes musicais. Em 2000 foi o professor dançante de Xibom Bombom, do grupo As Meninas. No ano de 2002, atuou em clipes da Banda B5. No clipe Matemática, Paraventi é o inspetor do colégio que persegue os jovens membros da banda. Em Ligo Pra Ela, Charles interpreta o cara que divide uma torta de chocolate com todos. Em 2017 participou do clipe de rap Pé no chão, da galera do 3030 & Primeiramente.
Em 2008, Charles foi o "dialog coach" de ninguém menos que Sylvester Stallone e Jason Statham, entre outros, que estiveram no Rio para gravar algumas cenas do blockbuster Os Mercenários.
Outros workshops foram ministrados pelo ator. Em 2012, junto com Will Rodrigues, deu um rápido workshop para alguns atores que depois tiveram participação especial no espetáculo Curto Circuito. Em 2015 foi a vez de Quem sabe faz ao vivo. Em 2016, ao lado de Roberta Chaves, deu uma oficina de interpretação no Cineclube Gigoia.
Em novembro de 2016, estreou a websérie Babação. A história começa com a morte súbita do Velho Babaçu, pai das herdeiras e administrador do CBAB: Centro de Beleza Avançada Babaçu. Em comunicado gravado o velho deixa expresso seu desejo, que o centro de beleza fique com a filha que melhor merecê-lo. Para isso, cria um reality show. Cada filha e herdeira deverá criar um canal no youtube e através dele, somar o maior número de seguidores, curtidas, compartilhamentos e votos. A direção é de Luan Moreno e o roteiro de Rodrigo Murat. Charles interpreta Nininho Lancelotti, braço direito do velho Babaçu. Os oito episódios gravados estão disponíveis no Youtube.
Em dezembro de 2016, participou de Controle seu marido, um esquete-exibição oferecido em um workshop de roteiristas criado por Henrique Tavares (autor de Barbara não lhe adora) e Celso Thaddei, ambos roteiristas da Globo.
***

Outros

03/05/16 - Oficina de interpretação com Roberta Chaves e Charles Paraventi - Cineclube Gigoia
10/04/17 - Controle seu marido
Participação no clipe musical da banda B5 - Matemática
Participação no clipe musical do grupo As meninas - Xibom bombom
Participação no clipe musical de 3030 & Primeiramente - Cabelo em pé
Websérie Babação: Reality Fake Show - Ep.02 - Em busca do ouro